terça-feira, 25 de março de 2008

O fenômeno da Web 2.0

A Web 2.0 caracteriza-se por potencializar as formas de publicação, compartilhamento e organização de informações, além de ampliar os espaços para interação entre os participantes do processo. Muitas vezes pode se pensar que a Web 2.0 é apenas uma combinação de técnicas informáticas, mas muito mais do que isso, ela pode ser caracterizada como um período tecnológico, um conjunto de novas estratégias mercadológicas, além de processos de comunicação mediados pelo computador. Alguns exemplos de sites que utilizam esse novo meio de informatização são o Wikpédia e Overmundo, lá internautas postam seus comentários e assim participam ativamente de todo processo de criação.
Com processos de repercussões sociais importantes, a Web 2.0 potencializa os trabalhos coletivos e aumenta a produção e circulação de informações, na construção social de um conhecimento apoiado pela informática. Agora os sites passam a ter uma estrutura integrada de funcionalidades e conteúdo, tornando-se potencialmente livres para criação e organização, gerando uma distribuição de informações compartilhadas através de associações mentais.
Outro fenômeno que pretende ser implementado nos próximos anos, será a Web 3.0, uma inovação focada mais nas estruturas dos sites e menos no usuário. Ao pesquisar algo, as respostas serão mais precisas e o usuário poderá fazer perguntas ao seu programa e ele será capaz de ajudá-lo de forma mais eficiente, entendendo mais sua necessidade.

2 comentários:

Chris disse...

Texto muito bom, bastante completo e informativo.

Andréa Couto disse...

O texto está bem explicativo. Poderia apenas ter adicionado alguma imagem, vídeo, recursos multimidiáticos.
O título está repetitivo, já que no post passado foi "O fenômeno dos blogs".